Arik, da família Sharon

27/01/2014 | Política; Sociedade

Todo grande homem israelense, que fez história militar e, muitas vezes, seguiu carreira política, é enterrado no Monte Herzl, em Jerusalém. Quando Ariel Sharon sofreu 2 acidentes vasculares cerebrais seguidos, no fim de 2005, a situação era questão de tempo. No entanto, passaram-se 8 anos.

Durante a internação, mesmo em coma profundo, familiares recebiam autorizações para “levá-lo a passear”. O principal destino era a fazenda da família, região de Shaar HaNegev (Porta do Deserto do Negev), ao lado da Faixa de Gaza. Neste local, sua mulher, Lily, foi sepultada, em 2000.

Velório de chafe-de-Estado, no pátio da Knesset.
Velório de chafe-de-Estado, no pátio da Knesset.

Arik e Lily viveram um casamento feliz, estavam sempre juntos, apaixonados. Quando diagnosticaram o câncer nela, ele disse a amigos próximos: “Hi Titmoded” (Ela vai encarar, aguentar). Infelizmente, não foi assim.

Lily faleceu, pouco antes de Arik ser eleito primeiro ministro. No funeral, com voz embargada, discursou: “Lily ahuva” (Amada, Lily…).

A decisão de Arik foi pessoal, uma verdadeira sentença: Seria enterrado ao lado da mulher, companheira de tantos anos. A família respeitou, recebeu como ordem. Pessoas próximas chegaram a lembrar que alguém do seu porte político-militar deveria ficar no Monte Herzl. Entretanto, ele havia apenas comunicado. Isto não estava em discussão.

O velório ocorreu com caixão fechado, segundo as tradições judaicas, na porta do parlamento, em Jerusalém. Milhares de populares vieram prestar suas últimas homenagens. Neste dia, a família Sharon cumpria suas obrigações com o homem público, Ariel.

Autoridades nacionais e internacionais presentes ao enterro de Ariel Sharon.
Autoridades nacionais e internacionais presentes ao enterro de Ariel Sharon.

Dia seguinte, o cidadão Arik iria para a morada derradeira, no seu local preferido, a fazenda onde passava férias, ao lado de Lily, seu grande amor.

E todos respeitaram sua decisão.

Foto de capa: http://i.huffpost.com/gen/1544649/thumbs/o-ARIEL-SHARON-facebook.jpg

Comentários    ( 6 )

6 comentários para “Arik, da família Sharon”

Você é humano? *