Bat Yam – Férias o ano inteiro

Alguns lugares do Brasil vivem espécie de êxodo durante janeiro e fevereiro. No Rio Grande do Sul, pessoal da região Metropolitana de Porto Alegre e da Serra Gaúcha vão ao litoral norte. Curitibanos costumam passar o verão em Caiobá. Muitos mineiros tem casa de praia no Espírito Santo. Durante esse período, os adolescentes ficam mais soltos, andando em turmas pelas ruas até altas horas, sem hora para acordar dia seguinte. É férias, afinal.

Bat-Yam-pescadoresPois há um lugar assim, em Israel, ao lado de Tel Aviv. Na avenida que corre junto ao mar, chamada Ben Gurion, homenagem ao proclamador do Estado, há um calçadão e série de restaurantes, lojinhas, mercadinhos, abertos 24 horas, ou até o último cliente. Enquanto os pais jantam, ou dançam em bares e boates, adolescentes sentam em bancos a casa esquina, andam de um lado para o outro e também fazem sua festa. Os jovens que já possuem carro circulam, tirando onda, com o volume no máximo. Maioria dos protagonistas deste cenário moram perto, ao lado. Eles acordam sábado, depois da farra de sexta à noite, atravessam a avenida, descem as escadarias e correm para o mar azul, límpido.

Este cenário que relato não é da alta temporada de verão. É de um simples fim de semana no inverno israelense. Obviamente, que não estava tão frio assim. As temperaturas passaram dos 30 graus, sexta-feira, e isso influencia muito. Entretanto, falo do clima das turmas de jovens, da tranquilidade de ir e vir, dos amigos….Bat Yam é férias o ano inteiro. E, se estiver frio, eles colocam um moleton e saem igual.

Meus amigos paulistas talvez sentiram saudades do Guarujá ou Bertioga. Os cariocas, de Teresópolis ou Petrópolis, lá é serra, mas não importa. O clima de festa, férias, despreocupação com tudo é igual. Este lugar existe e está ao lado de Tel Aviv (e muito mais barato).

Foto do artigo:  http://www.cahol-yarok.com/image/users/27864/ftp/my_files/291011%20%D7%93%D7%99%D7%99%D7%92%D7%99%D7%9D%20%D7%91%D7%90%D7%99.jpg?id=9348130

Foto de capa: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/da/Bat-Yam-beach.jpg

Comentários    ( 6 )

6 Responses to “Bat Yam – Férias o ano inteiro”

  • Mario Silvio

    20/03/2013 at 00:21

    “Este lugar existe e está ao lado de Tel Aviv (e muito mais barato).”
    Paris e NY são mais baratos que SP e Guarujá

  • Mario Silvio

    20/03/2013 at 21:41

    Não, moradia talvez seja a única coisa que ainda é mais barato no Brasil. Falo de restaurantes, roupas, automóveis, eletrônicos, etc

    • Nelson Burd

      20/03/2013 at 21:51

      Em Bat Yam, tudo é mais barato do que Tel Aviv. Restaurantes e aluguéis, principalmente. São cidades vizinhas.

  • Benny Assayag

    25/03/2013 at 00:24

    E eu que imaginava Bat Yam como algo bem periférico e pobre. Surpreendi-me totalmente.

    • Nelson Burd

      25/03/2013 at 01:09

      Em relacao a Tel Aviv, de um modo geral, Bat Yam seria periferica e pobre, mas a area da praia de Bat Yam nao deve nada a praia de Tel Aviv.