Campeãs de Audiência

As novelas latinas aproximam o idioma espanhol da população israelense. Em 2000, o país ganhou um canal exclusivo para exibição das histórias dramáticas que conquistam o mundo. Com o slogan “Lehitahev Kol Iom m’Chadash” (Apaixona-se todo dia novamente), VIVA está no ar até hoje, liderando a audiência. De domingo a quinta, ocorrem exibições inéditas. Sexta e sábado, reprisam todos capítulos da semana, sempre falados na língua original, com legendas em hebraico.

Há treze anos, telespectadores transformam atores em ídolos. O maior exemplo é a uruguaia, radicada argentina, Natália Oreiro. Ela esteve em Israel em 2000, 2001 e 2002, ao lado do ator argentino Facundo Arana, premiada pela atuação em Muñeca Brava e cantando sua música de abertura, Cambio Dolor, durante espetáculos em Tel Aviv e Haifa. Também ao lado de Facundo, Natália cativou os israelenses em Sos Mi Vida (2006).

As novelas brasileiras não deixam por menos. Terra Nostra e O Clone foram os maiores sucessos, ganhando reprises, a pedidos. Atualmente, são exibidas Fina Estampa e, pela segunda vez, Caminho das Índias. O horário fixo dos folhetins tupiniquins é nobre: 19h05min, prime time, com horas alternativos de 1h05min, 7h05min e 13h05min.

Celebridade, Senhora do Destino, Mulheres Apaixonadas, Sinhá Moça (segunda versão), Da Cor do Pecado, América, Páginas da Vida, Esperança, Casa das 7 Mulheres, são outros exemplos de grandes audiências conquistadas, que voltaram à telinha, por vontade dos fãs. Os brasileiros que moram em Israel esperam, com ansiedade, por Avenida Brasil.

Sugiro acesso ao site http://viva.walla.co.il/