Cena cultural: Cohen-Koren

21/04/2014 | Cultura e Esporte.

Cohen

Riff Cohen nasceu em 1984, e é filha de pai tunisiano e mãe argelina. Ela se catapultou ao cenário musical israelense com o lançamento de sua canção “À Paris”. Ela própria compôs a música e dirigiu o video, que originalmente foi lançado no youtube em 2011 e apenas depois as rádios de Israel descobriram este fenômeno. Ela ganhou em 2012 o prêmio de revelação do ano da Associação de Músicos de Israel (AKUM).

Se reconhece em suas melodias uma forte influência do Norte da África. As letras geralmente são em francês, tomadas de um caderno de poesias escrito por sua mãe, Patricia. Riff chama seu estilo de “rock oriental trash”. Ela é certamente uma das melhores artistas que apareceram em Israel nos últimos anos.

Video de “À Paris”, canção em francês.

Video de “Rotza Prachim”, canção em hebraico.


Koren

Daniel Koren, também nascido em 1984, cresceu em Israel, em Rishon LeTzion. Ele toca piano desde pequeno, e em Israel chegou a trabalhar com Yoni Bloch, Avraham Tal e Efrat Gosh. Hoje ele mora no Brooklyn, em Nova York, onde apresenta “The Most Important Thing”, um show composto por músicas, humor e efeitos visuais projetados em um telão. O homenzinho com cabeça flutuando é uma de suas mais divertidas criações. Em seu site se diz a respeito do show: “De uma maneira bizarra e provocante, Daniel revela seu fluxo de pensamentos, criando um show excitante que redefine a comédia.”

Conheci Daniel Koren há alguns meses, quando ele lançou no youtube o video “Walking Contest”, vale a pena assistir.

Deixo com vocês sua canção “Eu suspeito que você poderá respirar sem mim” (אני חושד שאת תוכלי לנשום גם בלעדי), tocado por sua banda de cabeças flutuantes.


Video Bônus:
Entrevista com Riff Cohen, em francês. Mesmo se você não fala francês, vale a pena para conferir a simpatia de Riff.

Foto de capa: Wikipedia

Comentários    ( 0 )

Você é humano? *