Cena Cultural: Deutscher & Ben Ezra

02/06/2014 | Cultura e Esporte

Deutscher

Alma Deutscher é um dos fenômenos mais impressionantes que já vi. A menina nasceu em 2005 (!) e começou a tocar piano ao dois anos, e violino aos três. Hoje, com oito anos, ela já escreveu uma ópera, O Varredor de Sonhos, e tem diversas outras composições, como sonatas para piano e quartetos de cordas. O vídeo abaixo mostra sua participação no programa de TV israelense Intermezzo. Preparem-se.

Alma é filha de Guy Deutscher, línguista israelense de quem já falei a respeito. Ela é inglesa, mas também fala hebraico, embora com um pouco de sotaque. Resolvi escrever a seu respeito porque a) ela é adorável, b) ela é filha de um israelense e fala hebraico e c) ela visita Israel bastante onde já apresentou sua ópera em hebraico!

Ben Ezra

Vocês precisam conhecer Adam Ben Ezra! Nascido em 1982, começou a tocar o violino aos cinco anos, e mais tarde passou para o violão e piano, tocando tanto música clássica como jazz, rock e ritmos latinos. Apenas aos 16 anos começou a tocar o contrabaixo, e começou a misturar tudo o que havia aprendido. Hoje ele é um dos contrabaixistas mais criativos e inovadores, confiram!

Can’t Stop Running

Adam Ben Ezra tem hoje um trio, juntamente com um guitarrista e um percussionista. Ele também toca com outros artistas famosos de israel, acompanhando Achinoam Nini (Noa) em suas turnês. Assim como Riff Cohen e Daniel Koren, seu canal no Youtube fez com que ele ficasse conhecido, principalmente por adaptações das músicas de abertura das séries Dexter e Man Men. Veja abaixo mais dois vídeos, o primeiro de Dexter, onde além do contrabaixo, toca Ud e clarinete, e o último com a canção Tumbada, onde toca baixo elétrico e mostra sua bela voz numa melodia que soa bem brasileira.

Dexter

Tumbada


Escute mais nos canais do youtube:
Alma Deutscher
Adam Ben Ezra

Fontes:
Ben Ezra: entrevista no youtube

Imagem de capa: do site http://bearlyrambling.blogspot.com/