Credibilidade e sutileza

O telespectador cria rituais diários, conexões com programas e apresentadores de televisão, que entram em suas casas e se tornam familiares. No Brasil, muita gente respondia o “Boa Noite” dito por Cid Moreira, no Jornal Nacional. Aqui, em Israel, uma jovem de olhos azuis, expressão séria e voz grave comanda o noticiário principal do canal 2, às 8 da noite.

Yonit Levi é jerusalmita e nasceu em 12 de julho de 1977. Passou a infância no bairro HaGuivá HaTzarfatit (A Colina Francesa), ao lado da Universidade Hebraica, porque é filha de professora da instituição.

Jornalista, atuou na rádio Galey Tzahal (Ondas do Exército), até os 22 anos. Logo depois, ingressou na televisão, onde está até hoje. Uma das primeiras aparições no vídeo foi das mais marcantes. Atentado no Café Aroma, localizado em área central do Campus Monte Scopus, da Universidade Hebraica. Sua mãe daria aula naquele dia e costumava bater papo com amigos, exatamente no estabelecimento. Tratava-se de um plantão, edição extraordinária, e Yonit tremia. A tranquilidade só reinou quando conversaram por celular, uma hora depois da explosão.

Em 2006, durante a Segunda Guerra do Líbano, apresentou as notícias direto de Haifa, alvo preferido do Hezbollah, na ocasião. Em 2009 e 2014, esteve na fronteira com a Faixa de Gaza. Yonit escapa do lado burocrático da bancada e vai atrás da notícia. Já entrevistou George W. Bush e Barack Obama em inglês, além de Silvio Berlusconi, falando italiano fluente. Com apenas dois anos de Canal 2, cobriu o 11 de setembro, de Nova Iorque. Este é considerado seu salto profissional.

A identificação do espectador com Yonit, hoje, vai além da telinha. Aplicativos de smartphones baixam noticiários comandados por ela. Voos da companhia El Al também exibem edições especiais.

A seriedade no ar não apaga seu senso de humor, quando é imitada, homenageada, pelo humorístico Eretz Nehederet, do mesmo canal. Vimos, algumas vezes, ela caindo na gargalhada ao se ver como alvo do programa satírico.

Yonit casou-se com Ido Rosenblat, apresentador de televisão, em 2011. O primeiro filho nasceu em 2013. A privacidade da família é preservada. A imprensa que cobre celebridades tenta, mas não consegue seduzi-los. No caso, trata-se de uma jornalista séria, com credibilidade, cuja beleza abranda o impacto das notícias ruins, com um toque de sutileza.

https://www.youtube.com/watch?v=gBHvQ4mz9zQ

Yonit entrevista Obama

https://www.youtube.com/watch?v=a4mlthVLAuQ

Yonit falando italiano

https://www.youtube.com/watch?v=8GcWhsxaQSg

3:08 Yonit no humorístico eretz nehederet. O ator Yuval Semo brinca com o fato da jornalista falar várias línguas e diz que o principal apresentador israelense é, na verdade, Guy Pines (O Nelson Rubens daqui).
3:27
4:04

https://www.youtube.com/watch?v=0a-UYUrN_y4

Yonit apresentando o noticiário das oito da noite, no canal 2.

Comentários    ( 6 )

6 Responses to “Credibilidade e sutileza”

  • Rita Burd

    14/02/2015 at 14:16

    Excelente texto para uma excelente jornalista.

  • Marcelo Starec

    14/02/2015 at 20:15

    Oi Nelson,
    Realmente a Yonit, a quem eu conhecia pouco, mas a conheci muito melhor com o seu interessante texto, representa bem a seriedade da mídia israelense…Essa semana mesmo tivemos um ótimo exemplo disso – foi o assassinato de três muçulmanos nos Estados Unidos fato que, segundo jornalistas brasileiros de primeira linha, foi totalmente esquecido pela mídia…mas não pela mídia israelense, que inclusive foi muito profunda e abrangente em trazer as informações relativas a esse fato, tão ruim (Quanto a motivação desse ato, eu não vou entrar no mérito pois sairia do foco desse artigo)…mas é interessante notar como a mídia israelense cobre bem o que está ocorrendo, tanto em Israel quanto em todo o mundo e em meu entender a Yonit representa dignamente essa mídia, com certeza uma das melhores do mundo…
    Abraços,
    Marcelo.

    • Nelson Burd

      14/02/2015 at 20:35

      Concordo plenamente, Marcelo. A mídia daqui é séria, investigativa e independente. E a Yonit costuma deixar a bancada, muitas vezes, para missões especiais. Abraço.

  • Daniel H.

    15/02/2015 at 04:45

    Tem uma apresentadora no i24 News que sempre que a vejo acho que conduz o noticiário e principalmente as entrevistas muito bem, vocês sabem quem é? Não consegui ver o nome dela…

Você é humano? *