Curtinhas – Agosto 2013

16/08/2013 | Curtinhas.

HaTikvá no Maracanãzinho

Yarden Gerbi se emociona ao cantar HaTikvá, o Hino Nacional de Israel
Yarden Gerbi se emociona ao cantar HaTikvá, o Hino Nacional de Israel

Depois de seis medalha mundiais e três olímpicas, divididas entre prata e bronze, ainda faltava o ouro à seleção israelense de judô.

Até que nesta quinta-feira, 29.08.2013, a judoka Yarden Gerbi venceu suas cinco lutas por ippon e tornou-se a primeira israelense campeã mundial de judô.

Yarden Gerbi mora en Netanya, tem 24 anos, receberá um prêmio de 100 mil sheqalim (cerca de 65 mil reais) do Comitê Olímpico Israelense e já foi automaticamente alçada à principal esperança de medalha do país nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016.

O Campeonato Mundial de Judô está sendo disputado no Ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, entre 26.08.2013 e 01.09.2013.

Veja a luta final no vídeo abaixo:

[kkytv id=”PS_W9aAc9tY” width=”640″ height=”385″]

Escrito por Claudio Daylac


De seguro morreu o velho

Nas últimas semanas, cresceu a pressão para que uma força internacional intervenha na guerra civil síria que já matou mais de cem mil pessoas em dois anos e meio. As imagens de crianças mortas após um ataque químico foram a gota d’água e agora já se fala em forças britânicas e australianas juntando-se aos americanos na missão.

Seguindo o covarde exemplo de seu colega Saddam Hussein, o ditador sírio Bashar al-Assad ameaça revidar a iminente intervenção ocidental em seu país lançando mísseis contra Israel.

Em Israel, diante das ameaças sírias, a busca por máscaras disparou. Distribuído gratuitamente pelo governo em agências dos correios de todo o país, o artefato protege contra ataques atômicos, biológicos e químicos e já chegou às mãos de mais de 4.5 milhões de israelenses. O cidadão precisa apenas levar sua carteira de identidade para ser conferida no sistema (cada um só pode receber uma) e recebe uma máscara compatível com seu tamanho (criança, adulto) numa caixa que também inclui panfleto de instruções em diversos idiomas.

http://magen.israelpost.co.il/abach/

Escrito por Claudio Daylac


 

Alarmes e explosões no norte de Israel

Dois alarmes de alerta foram escutados na região da Galileia Ocidental (noroeste de Israel), principalmente nas cidades de Naharia e Acre (Ako) nesta quinta-feira, dia 22 de agosto, entre 16h30 e 16h45. O motivo: quatro mísseis Katyusha foram disparados desde o Líbano, algo que não acontecia desde a Segunda Guerra do Líbano em 2006. O dispositivo israelense Cúpula de Ferro (Kipat Barzel) interceptou pelo menos um dos mísseis. Segundo informações da Estrela de David Vermelha, três pessoas foram afetadas pela sirene (estado de pânico). Não há registro de feridos até agora.

Por João K. Miragaya. Traduzido do site ynet.co.il.


O nosso Ranking da FIFA

ARWUNesta quinta-feira, 15.08.2013, a Universidade Jiao Tong, de Xangai, China, divulgou seu ranking anual de universidades. Três instituições israelenses de ensino superior aparecem entre as cem melhores do mundo: a Universidade Hebraica de Jerusalém (59) e os institutos tecnológicos Technion (77) e Weizmann (92).

As escolas dos Estados Unidos e do Reino Unido lideram o ranking, que ainda traz quatro universidades israelenses entre as 500 melhores: Tel Aviv, Bar Ilan, Ben-Gurion e Haifa. A classificação avalia a produção científica de cada instituição através do números de artigos publicados, prêmios Nobel recebidos e autores citados nas diferentes áreas do conhecimento.

Escrito por Claudio Daylac