Curtinhas – Junho 2013Curtinhas – Julho 2013

02/06/2013 | Curtinhas.

Unidade no governo?

Desde a visita do secretário de Estado norte-americano John Kerry a Israel, o conflito e as negociações com os palestinos voltaram a estampar a capa dos jornais. Kerry afirmou que o desejo do presidente Obama é que o diálogo ocorra o quanto antes. O impasse está na construção de assentamentos: enquanto o Presidente das Autoridade Palestina (AP) Mahmmoud Abbas, exige o congelamento da construção de assentamentos como condição prévia para as negociações, o Primeiro Ministro israelense Biniamin Netanyahu afirma que deseja negociar, mas não aceita condições prévias. E por isso não há negociações.

Ofer Shelach
Ofer Shelach

A parlamentar do Likud e vice-ministra do Transporte, Tzipi Chotovali, afirmou que “há um consenso entre os parlamentares que compõem o governo. O Yesh Atid também não vê a construção nos territórios como um obstáculo à paz”. Em resposta a Chotovali, o parlamentar Ofer Shelach, do Yesh Atid, afirmou que “a ocupação é prejudicial à sociedade israelense, ao exército e à justica”. A resposta de Shelach destroi a suposta harmonia e unidade existente no governo em relação ao processo de paz.

Naftali Bennet (HaBait HaYehudi), Ministro da Economia, interviu afirmando que “a ideia de um Estado Palestino chegou a um beco sem saída”, afirmando que “Esta história de tentar criar um Estado palestino dentro da nossa terra terminou. Precisamos trocar o disco e dizer que nós estamos aqui, aqui é a nossa casa.” O vice-ministro das Relações Exteriores, Ze`ev Elkin (Likud) fez questão de esclarecer que esta não é a opinião do Primeiro Ministro Netanyahu. Em nota oficial o Yesh Atid se disse “comprometido com a idéia de dois Estados, e apóia o retorno às negociações imediatamente”. Tzipi Livni (HaTnua), Ministra da Justica, afirmou que “para mantermos o Estado como judaico e democrático, necessitamos chegar a um acordo (com os palestinos), não há outro caminho.”

Resta sabermos como Netanyahu administrará esta diferenca ideológica nos próximos anos, tendo em vista que ele não pode se dar ao luxo de perder o apoio de quase nenhum destes partidos, caso contrário seu governo estará comprometido.

Escrito por João K. Miragaya

Foto retirada do site http://www.xnet.co.il/xo/articles/0,14718,L-3089316,00.html


Erotismo no exército?

f56d1b0422080139b4c8fca3692e8f26_articleNo início do mês, quatro soldadas do exército israelense resolveram publicar na rede social facebook fotos consideradas impróprias. As meninas  aparecem seminuas, mesclando roupas de baixo com partes do uniforme militar. Esta não é a primeira vez que soldados divulgam suas próprias fotos na internet utilizando trajes do exército como fetiche, e não são raras as polêmicas envolvendo os jovens soldados nas redes sociais. As FDI emitiram um comunicado que dizia punir as jovens, embora não declarasse qual seria esta punição.

Outro grupo de soldadas, nesta semana, decidiu postar um vídeo no canal youtube, dançando com roupas íntimas no quartel. O exército ainda não divulgou se tomará medidas disciplinares ou não. O serviço militar é obrigatório para todas as mulheres israelenses durante dois anos.

Escrito por João K. Miragaya

Foto retirada das redes sociais, onde foi compartilhada por diversas pessoas próximas aos colaboradores do site.


Heróis do passado

beitar2
Uri Malmilian
beitar1
Raoul Geller

Por ocasião do Campeonato Europeu de Seleções Sub-21, que começará a ser disputado em Israel no final da semana, a prefeitura de Jerusalém – que sediará a final – lançou uma campanha para recordação dos ídolos das duas grandes equipes de futebol da cidade, o Beitar e o Hapoel.

Intitulada Adom-Tzahov-Shachor, em alusão às cores vermelha (do Hapoel), amarela (do Beitar) e preta (comum a ambos), a campanha pendurou grandes pôsteres dos mais memoráveis jogadores do passado de ambas as equipes pela área do Shuk Machané Yehuda (o mercado central de Jerusalém).

Escrito por Claudio Daylac

Comentários    ( )

One Response to “Curtinhas – Junho 2013Curtinhas – Julho 2013”

Você é humano? *