Curtinhas – Novembro de 2013

02/11/2013 | Curtinhas

O conflito é religioso?

Meus leitores mais assíduos certamente sabem que eu não estou de acordo com este ponto de vista sobre as razões do conflito entre Israel e os palestinos. O jornalista e cientista político Gabriel Ben-Tasgal, diretor da ONG de hasbará “A Cara da Verdade”, recém-divulgou uma animação no youtube explicando o seu ponto de vista e consequentemente o da sua organização. Para eles o conflito árabe-israelense (não só palestino-israelense) é religioso. A maior parte do material divulgado pela ONG é em espanhol. Desta vez, contudo, o vídeo foi legendado para a língua portuguesa. Assista e forme a sua própria opinião.

Por João Koatz Miragaya 

 

Comentários    ( 2 )

2 comentários para “Curtinhas – Novembro de 2013”

  • Mario Silvio

    02/11/2013 at 21:57

    Concordo com tudo o que foi dito até os 2 minutos, e nem poderia ser diferente, ele limita-se a citar FATOS: a declaração de guerra em 48, os ataques antes de 67, etc
    Quanto ao que vem a seguir, é discutível. A religião é um dos argumentos usados para manter o status-quo de conflito eterno, que beneficia as lideranças árabes em geral, mas existem outros e as razões são muitas.
    Quanto aos radicais mandarem, em parte é verdade, mandam muito mais do que seria justificável pelo seu número, e conseguiram ser considerados heróis.
    As recepções dadas a verdadeiros animais soltos por Israel me faz perder a esperança em um acordo.

  • Mario Silvio

    02/11/2013 at 22:00

    Outra coisa, como se viu no Egito, por enquanto, o MELHOR que se pode esperar nos países vizinhos é uma ditadura laica.

Você é humano? *