Dia de Wizo e Naamat

08/03/2017 | Sociedade

A mulher sempre teve papel importante na construção chalutziana (pioneira). Foi mão-de-obra no trabalho agrário. Atuou, inclusive, na defesa militar.

A construção do Israel moderno passa por mulheres: crianças, jovens e senhoras, desde o fim do século 19. Vai além da educação de casa.

O sistema de kibutz colocava todos os seres, independente do gênero, como irmãos, companheiros. Por ideologia, não havia funções “masculinas” ou “femininas”. A força física tinha avaliação individual. “Se levantas a pedra, podes carregar”.

Atualmente, existem duas instituições que ajudam famílias, nas mais variadas situações. Women’s Internacional Zionist Organization (Wizo) e Naamat Pioneiras, com creches, escolas, internatos de jovens, assistência sócio-jurídica, são verdadeiras mães para a sociedade israelense.

Adolescentes, cujos pais não podem criá-los, ou perdem na Justiça a guarda, recebem novas esperanças e visões de futuro. Só na Wizo, existem mais de 25 mil crianças e 13.500 jovens atendidos.

Conheci a escola Maia Rosenberg (Wizo), em Rechovot. Antes de exaltar o padrão de ensino, ressalto o carinho que professores e direção têm com os alunos. Muitos, usuários de drogas. Algumas grávidas, sem saber quem é o pai. Quando terminam o ensino médio e chegam à idade de alistamento militar, já pensam em estudos universitários. Voltam para dar palestras a calouros, contando suas histórias e agradecendo a chance de dar a volta por cima.

Fundada em 1921, a Naamat (Associação de Trabalhadoras) emprega 4 mil homens e mulheres, que realizam as mais variadas obras sócio-educacionais. Destaco o serviço de denúncia contra violência doméstica. Via telefone, vítimas de agressão encontram alento e salvação.

Neste 8 de março, enfatizo, destas duas instituições presentes em vários países do mundo, as atividades realizadas por elas em Israel. O Dia Internacional da Mulher é o Dia de Wizo e de Naamat.

Link: http://www.wizo.org/
http://www.naamat.org.il/
Foto: http://www.israelalbum.org.il/GetImage.ashx?PicName=multimedia/831/0501-0600/831_0509/831_0509.PHOTO/831_0509_031.jpg

Artigos relacionados

Ver mais artigos

Comentários    ( 0 )

Você é humano? *