Logo logo eu mostro (Estrela de David)

01/02/2017 | Cultura e Esporte

Alguns poucos símbolos judaicos servem de inspiração para “quase tudo” em Israel. As imagens que representam o Estado podem ser divididas em três grupos. Aqui, veremos os principais símbolos baseados na estrela de David. Acompanhem-me nesta viagem!

O Magen David

A primeira fonte de inspiração é a estrela de David, ou como se diz em hebraico, o escudo de David (magen david = מגן דוד). A bandeira do Estado é o mais claro exemplo, mas existem muitos outros.

Abaixo vemos o símbolo colorido do Ministério da Habitação (Misrad haBinui = משרד הבינוי). As casas fofinhas formam a estrela de David.

Indiscutivelmente é um enorme avanço em relação ao logo anterior, abaixo em preto em branco.

O Ministério da Saúde (Misrad haBriut = משרד הבריאות) escolheu algo mais fluido, não posso afirmar que entendo esta escolha.

De toda forma, qualquer coisa serviria para substituir a aberração que é o símbolo antigo deste ministério, quem souber interpretá-lo está convidado a deixar uma mensagem.

A Agência Judaica (HaSochnut HaYehudit = הסוכנות היהודית) foi fundada em 1908 com o objetivo de facilitar a imigração judaica à Palestina e auxiliar na absorção da população. A organização obviamente precede a criação do Estado de Israel, e seus fundos não vem, de forma majoritária, de Israel. Contudo, resolvi incluir neste artigo toda organização que represente o Estado, sendo elas governamentais ou não.

Quando eu vejo o símbolo abaixo eu imagino duas mãos (em verde) erguendo a estrela de David, como se fosse a taça da copa do mundo. Qual é a interpretação de vocês?

O Ministério do Bem-Estar Social (Misrad HaRevacha = משרד הרווחה) misturou a estrela de David com a flor de lis. A flor de lis, como todos sabemos, representa a realeza francesa. O que nem todos sabem é que ela também é um dos símbolos do povo de Israel, como podemos ver na moeda de um shekel.

O Ministério da Economia (Misrad HaKalkala = משרד הכלכלה) fez, na minha opinião, um excelente trabalho com seu logo: minimalista, bonito, elegante. Eu o incluí na categoria de logos derivados da estrela de David porque um triângulo equilátero não pode ser apenas coincidência.

Estritamente falando, a estrela de David NÃO está presente neste belo logo, do Ministério do Exterior (Misrad haChutz = משרד החוץ). O logo me lembra uma bola de basquete.

O logo do Ministério da Cultura e do Esporte (Misrad haTarbut vehaSport = ) emana uma felicidade e leveza que é incompatível com a atual ministra, a parlamentar Miri Regev… Resta a esperança de dias melhores.

Quem escuta as rádios de Israel está muito bem familiarizado com a Autoridade Nacional de Segurança no Trânsito (HaRashut haLeumit LiVtichut baDrachim = הרשות הלאומית לבטיחות בדרכים), que não para de fazer anúncios e avisos. O seu logo é um tanto infantil: Segurança? Check!

Este aqui também não é grande coisa. O logo da Autoridade de Aeroportos (Rashut Sdot HaTeufa = רשות שדות התעופה) parece uma borboleta, não exatamente o animal alado que eu compararia com aviões…

O Trem de Israel (Rakevet Israel = רכבת ישראל) não tem fama de ser pontual e bem organizado… O seu logo me lembra disso, você viaja pra algum lugar, e ops!, o trilho te leva pra outro lugar!

Este logo, da Autoridade de Aviação Civil (Rashut HaTeufa HaEzrachit = רשות התעופה האזרחית), parece ter sido feito pelo sobrinho do chefe, que tem 7 anos…

O logo abaixo é da Empresa de Portos de Israel (Chevrat Nemalei Israel = חברת נמלי ישראל). Cadê a estrela de David? Ora, temos dois triângulos em sentidos opostos, só falta juntar…

A Autoridade de População e Imigração (Rashut haOchlusin vehaHagira = רשות האוכלוסין וההגירה) fez uma suruba com a Estrela de David, parabéns!

A Procuradoria Geral do Estado (Mevaker haMedina = מבקר המדינה) está de olho em você! Lembra o Olho de Sauron, não?

Símbolo besta e infantilóide esse da Autoridade de Cumprimento e Cobrança (Rashut haHachifa vehaGviya = רשות האכיפה והגבייה). Em inglês se diz “Enforcement and Collection Authority”, o que dá a sigla “ECA”. Tá certo.

Os bombeiros, ou melhor, a Autoridade Nacional de Bombeiros e Resgate (haRashut haArtzit leKabaut veHatzala = הרשות הארצית לכבאות והצלה), fizeram uma lambança, na minha opinião. É muita informação para um mesmo logo: folhas de louro, estrela, machados e capacete…

A Polícia de Israel (Mishteret Israel = משטרת ישראל) claramente se inspirou na estrela de cherife. Reparem que a perspectiva da estrela está sendo iluminada pela esquerda.

Excepcional o logo da Estrela de David Vermelha (Magen David Adom = מגן דוד אדום), a versão israelense da Cruz Vermelha.
A Unidade de Inteligência (Agaf haModiin = אגף המודיעין) do Exército de Israel, também conhecida como Aman, misturou a estrela de David com a flor de lis, fazendo um efeito… interessante.

Por último, porém não menos importante, as Forças de Defesa de Israel (Tzva Hagana LeIsrael = צבא הגנה לישראל). O símbolo foi baseado no logo da Haganá (força paramilitar judaica durante o Mandato Britânico da Palestina), formado por uma espada (representando a guerra) e um ramo de oliveira (o desejo de paz). A estes foi adicionada a estrela de David, e pronto, temos um símbolo do exército do novo país!

No próximo capítulo, veremos os símbolos baseados no outro grande símbolo judaico, a Menorá, ou candelabro de 7 braços. Até lá!

Comentários    ( 0 )

Comments are closed.