O Conexão

Quem somos?

O Conexão Israel é formado por brasileiros que vivem em Israel e oferecem suas perspectivas pessoais sobre o país ao público brasileiro. Cada um dos membros do Conexão escreve sobre o que gosta: não temos pauta ou linha editorial ideológica.

Existem, entretanto, alguns pontos que nos unificam. Somos sionistas, pois acreditamos que a existência de um Estado para o povo judeu é uma necessidade e um direito. Cremos também que a liberdade de expressão e a livre troca de ideias são os pilares de um debate inteligente sobre Israel, nosso objetivo maior.

Nossa jornada

Um grupo de amigos se juntou durante a Operação Pilar Defensivo, em novembro de 2012, para conversar sobre o que estava acontecendo. Cada um escrevia sobre Israel em diferentes canais: blogs, redes sociais e e-mail. No final da reunião ficou claro que se nos juntássemos, poderíamos nós mesmos transmitir nossa perspectiva pessoal sobre Israel, e assim nos livrar do viés ideológico e comercial dos meios de comunicação tradicionais.

O Conexão Israel foi lançado em dezembro de 2012, e hoje temos centenas de artigos inéditos de informação, opinião e análise. Nossa equipe cresceu e segue crescendo: somos 15 autores, e contamos com diversos colaboradores. Todos somos voluntários e amadores, porque amamos o que fazemos.

Nossos artigos tratam de Israel sob diferentes óticas. Claro, o conflito palestino-israelense possui um papel importante, mas Israel não é uma trincheira, e muitos outros temas são abordados: turismo, cultura, política, história, língua hebraica, ciência, religião, meio ambiente, esporte, e tudo o que nos interessar.

Hoje em dia, os textos presentes no Conexão Israel se diferenciam de praticamente todas as mídias que produzem conteúdo sobre o país por apresentarem um caráter único: são frutos diretos da experiência, da vivência e da observação de quem todos os dias anda de ônibus pela cidade, faz serviço de reserva no exército, almoça em restaurantes típicos, paga seus aluguéis, seus impostos, lê jornais e assiste aos noticiários noturnos. O Conexão Israel é feito por quem respira a realidade do país diariamente.

Adiante

Queremos nos tornar a maior referência sobre Israel na língua portuguesa. Para tanto, estamos construindo uma plataforma que oferece conteúdo escrito, em imagens e em vídeos. Queremos também expandir a nossa atuação, que hoje se limita a textos em nosso site, a outras esferas: palestras, seminários, tours guiados, e outros.

Nos comprometemos a manter um diálogo aberto, não dogmático, e plural em todas as nossas atividades. Esperamos poder honrar com o nosso trabalho a milenar tradição judaica de debater com inteligência e paixão os destinos deste povo.

Contamos com a sua participação!