Ofra Haza – 60 Anos

25/11/2017 | Cultura e Esporte

Ela nasceu no dia 19 de novembro de 1957. Cresceu pelas ruas do bairro Hatikva, próximo à rodoviária de Tel Aviv. A vizinhança, em grande parte, era formada por judeus oriundos do Iraque e Iêmen. Ainda jovem, começou a se aventurar no teatro e música.

Ofra Haza faria 60 anos. Faleceu em 2000, com 42. Por quase três décadas, conquistou o topo das paradas de sucessos.

Para mim, o ápice veio em 1983, quando representou Israel na competição anual Eurovision. A canção “Chai” estourou de tal forma, que muitos pensam se tratar de algo do “cancioneiro tradicional hebreu”. Desde então, tornou-se um clássico.

Outro “hit”, muito executado, tocado, até hoje, tem em seu título um termo pejorativo. “Freha” indica uma garota de origem “mizrachit”, que se veste meio “perua” e teria uma jeito meio “saidinho”. Chamar alguém por esta alcunha pode gerar tapas e bate-bocas. No entanto, existem pessoas que possuem orgulho de se mostrarem como são, independente de rótulos. Nesta situação, a canção vira um hino libertário.

Ofra foi uma porta-voz da comunidade iemenita. Apresentou, em muitos discos, este lado do mosaico cultural israelense. Trouxe o bairro Hatikva para todos os cantos do país. Transformou o “meio brega” em “cult”, antes mesmo de usarem este jargão.

A carreira internacional deslanchou, no fim dos anos 1980. Veio sequência de discos que a projetou em países como Alemanha, Japão, Canadá e Estados Unidos. “Im NinAlu”, com uma pegada de Oriente Médio, ganhou o mundo. Um de seus últimos trabalhos foi na animação “Príncipe do Egito”, dublando a mãe de Moisés.

Ofra nos deixou em 23 de fevereiro de 2000. Estava internada no Hospital Tel HaShomer, próximo a Tel Aviv. Infelizmente, mais uma vítima do vírus HIV. Dois anos antes, havia se casado com Doron Ashkenazi, morto em 2001, por overdose. Acreditam que o marido a contaminou.

Israel lembrou seu ícone cultural. A obra, discografia, é perene. Ofra Haza completaria apenas 60 anos. Teria ainda muita vida pela frente, o que, na verdade, é difícil elucubrar.

Links:
Chai
http://shirimemportugues.blogspot.co.il/2009/05/chai-ofra-chaza-eurovision-1983.html

Eurovision
http://www.conexaoisrael.org/eurovision-a-copa-da-musica-2/2013-01-25/nelson

Shir HaFreha
http://shirimemportugues.blogspot.co.il/2016/06/shir-hafrecha-ofra-chaza.html

Im NinAlu
https://www.youtube.com/watch?v=ZRnzTTYk7_Q
https://www.youtube.com/watch?v=pkr1V9RZpi8

Ofra Haza
http://shirimemportugues.blogspot.co.il/p/artistas-bandas.html

http://www.conexaoisrael.org/as-8-mais-faceis-sem-desculpinhas/2015-10-05/yairmau

Foto: Arquivo Conexão Israel.

Artigos relacionados

Ver mais artigos

Comentários    ( 0 )

Você é humano? *