Atualização – Sequestro na Cisjordânia – 16 de junho de 2014

16/06/2014 | Conflito

Informações sobre o sequestro de tres adolecentes israelenses por terroristas na Cisjordânia – 4° dia – 16 de junho de 2014


Israel, 14:00 PM / Brasil 06:00 AM
Até ontem, as forças de segurança de Israel prenderam cerca de 50 pessoas. No total, cerca de 150 palestinos foram presos desde o início da operação para encontrar os adolescentes sequestrados.

O governo informou que estuda a possibilidade de exilar vários líderes do Hamas que estão localizados nas Cisjordânia para a Faixa de Gaza, como uma forma de aumentar a pressão sobre este grupo.

Um dos detidos é Duwaik, 66 anos, foi preso em sua casa, em Hebron. Ele havia sido eleito presidente do Parlamento Palestino em 2006, mas o conselho legislativo ficou inativo por alguns anos, desde que o Hamas tomou o controle da Faixa de Gaza em 2007.

Aziz Duwaik
Aziz Duwaik

Outros parlamentares do Hamas e figuras de alto escalão foram presos junto com Duwaik.

Israel já confirmou que irá fechar diversas instituições ligadas ao Hamas, interrompendo o fluxo financeiro que sai da Cisjordânia para Gaza.

Em um folheto distribuído durante a noite, as Brigadas dos Mártires de al-Aqsa, um grupo terrorista palestino na Cisjordânia, reivindicou a responsabilidade pelo sequestro. Ainda não foi confirmado a veracidade deste documento. Neste folheto estava escrito que os três adolescentes estavam em boas mãos, mas estavam fora da área de Hebron. O folheto informa também que os adolescentes só serão libertado em troca da libertação de milhares de prisioneiros palestinos.

Durante a noite, os palestinos no campo de refugiados perto de Ramallah entraram em confronto com forças de Segurança de Israel. Violentos confrontos foram registrados perto de Jenin.

O Coordenador de Israel das Atividades do Governo nos Territórios, Yoav Mordechai, deu uma rara entrevista à agência de notícias palestina Ma’an no domingo, dizendo que o exército tinha várias pistas sobre o rapto de três adolescentes, mas se recusou a dar maiores informações. Ele acrescentou que a investigação é feita em completo sigilo e negou a coordenação de Israel com a Autoridade Palestina ou do Egito em busca dos três adolescentes.

Mais informações, aqui

Comentários    ( 2 )

2 Responses to “Atualização – Sequestro na Cisjordânia – 16 de junho de 2014”