Shimon Peres – 90 anos de história de Israel

24/06/2013 | Política, Sionismo, Sociedade.

Dia 18 de Junho foi comemorado em Israel o aniversário de 90 anos de Shimon Peres, o nono presidente do Estado de Israel. Confiram a discussão por Hangout de alguns integrantes do Conexão Israel, ilustrado com imagens da vida do estadista israelense e da festa de comemoração que contou com presenças ilustres como Tony Blair, Bill Clinton, Barbara Streisand e Robert De Niro.

Texto lido no princípio do vídeo, uma pequena Biografia de Shimon Peres:

Dia 18 de Junho aconteceu um evento comemorativo especial para o presidente de Israel Shimon Peres, que fez 90 anos de idade. A sensação geral é que este homem esteve presente por toda a história do moderno Estado de Israel. Hoje em dia é difícil pensar em Israel e não associar a cara do nosso bom velhinho.

Peres nasceu em Wiszniew, Polônia em 1923 como Szymon Perski em uma família judaica não religiosa, mas cresceu no colo do seu avô religioso, o rabino Meltzer, que ensinou as histórias da Bíblia e o Talmud. Quando criança ele falava Hebraico, Yiddish e Russo em casa e aprendeu Polonês na escola. Sua família imigrou para a então Palestina Britânica quando Peres tinha 10 anos de idade e se assentou em Tel Aviv. Todos os familiares de Peres que ficaram em Wiszniew foram assassinados durante o Holocausto; muitos deles (inclusive seu querido avô) foram queimados vivos dentro da sinagoga da cidade.

Aos 15 anos de idade, Peres começou a estudar na escola agricultural de Ben Shemen, onde conheceu sua futura esposa Sonia, que era filha de um dos seus professores. Shimon Peres e Sonia foram dois dos fundadores do Kibbutz Alumot, ao sul do Mar da Galiléia. No Kibbutz, ele trabalhou como pecuário e pastor – (de pastor de rebanho a pastor do povo.)

Em 1941, Peres começou oficialmente sua carreira política de longa data ao ser eleito Secretário do HaNo’ar Ha’Oved VehaLomed, um movimento juvenil Sionista Trabalhista, onde conheceu David Ben-Gurion. Em 1947, Peres uniu-se a Haganah, predecessora das Forças de Defesa de Israel. Após o estabelecimento do Estado de Israel, Peres se envolveu com o Ministério de Defesa e depois foi nomeado como Diretor Geral do Ministério. Aos 29 anos de idade, ele foi a pessoa mais jovem a assumir o cargo.

Durante seus anos de trabalho no ministério de defesa, Peres se destacou nas relações internacionais, onde criou laços pessoais e políticos importantes com a França, Alemanha e o Reino Unido, contribuindo para o fortalecimento da segurança de Israel. Com o apoio internacional que ele conquistou, Peres criou as fundações para a indústria aeroespacial, fundou a Rafael (Laboratório Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento de Defesa de Israel), e liderou o esforço para a construção dos reatores nucleares em Israel.

Em 1959, Shimon Peres começou uma carreira que acumulou cinco décadas de serviço como Membro do Parlamento Israelense – a Knesset (um recorde que ninguém mais detém até o momento). Ele serviu duas vezes como Primeiro-ministro (entre 1984-1986 e 1995-1996) e também como Ministro de Relações Exteriores, Ministro de Defesa, Ministro da Fazenda e Ministro dos Transportes em outras ocasiões.

Peres foi um dos principais arquitetos do tratado de paz com os Palestinos em 1992, pelo qual ganhou, junto de Rabin e Arafat, o prêmio Nobel da Paz em 1994.

Ele também desenvolveu uma relação especial e secreta com o Rei Hussein da Jordânia, que levou ao acordo de paz de 1994 entre Israel e Jordânia.

Em 2007, Shimon Peres foi jurado como o nono Presidente do Estado de Israel. O papel do presidente de Israel é simbólico e representativo – ele é um Líder de Estado sem partido, que representa o país e o povo como um todo, para dentro e para fora. Sua figura é tão forte em Israel quanto é percebida na diáspora, um homem cuja cara é relacionada com toda a história deste jovem país, neste Novo Oriente Médio.

Da casa do Presidente de Israel, Peres continua cada dia com mais vigor a exercer o seu trabalho de longa data como líder, visionário e estadista.

Escrito por Gabriel Guzovsky

Artigos relacionados

Ver mais artigos

Comentários    ( )

One Response to “Shimon Peres – 90 anos de história de Israel”

Você é humano? *