Yahadut HaTora

16/12/2012 | Eleições, Política.

Yahadut HaTora

Yahadut HaTora (Judaísmo da Tora) é uma lista conjunta formada pelos partidos Agudat Israel (chassídico) e Degel HaTora (lituano). Os dois partidos concorrem às eleições em conjunto desde 1992. A lista atua para a promoção dos interesses do público ultra-ortodoxo ashkenazi, no que diz respeito a educação e bem-estar social, e também em temas específicos como alistamento no exército.

Os representantes da Yahadut HaTora não costumam ter cargos de ministro, para não dar respaldo às ações de um governo sionista, e não se responsabilizar por políticas com as quais discordam. Não obstante, a Yahadut HaTora aceita cargos de vice-ministros e busca sempre ter a chefia da comissão de orçamento para poder controlar o orçamento do estado.

Em assuntos externos e de segurança, Yahadut HaTora é de centro, e toda decisão que toma está embasada em considerações religiosas e não necessariamente de segurança nacional. Contudo, o partido costuma apoiar o bloco de direita por suas características conservadoras em assuntos de religião e estado.

O partido hoje tem 6 cadeiras na Knesset.

Figuras de destaque

Yaakov Litzman, da Agudat Israel, foi vice-ministro da saúde na 18a Knesset, entre 2009 e 2013, e é o líder do partido.
Moshe Gafni, do Degel HaTora, foi o presidente da Comissão de Orçamento da Knesset na 18a Knesset, entre 2009 e 2013.

Como é decidida a lista?

O órgão máximo de decisões do partido é a “Comissão dos Grandes da Tora”, formada por líderes espirituais, e não por parlamentares. São eles quem escolhem quem entra na lista de candidatos e a sua ordem.

Posições do partido

Religião e Estado

Deve haver uma total fusão entre assuntos religiosos e estatais. Sua aspiração é resolver por meio do espírito da Tora e dos preceitos (mitzvot) toda questão que surgir no dia a dia do povo de Israel, com o objetivo de um dia reunir o povo de Israel sob o governo da Tora e impor a Tora sobre a vida espiritual, econômica e política em Israel.

Política econômica

Fortalecer o setor privado, diminuir a intervenção do estado na economia, reduzir o orçamento do Estado, prefeituras e das empresas públicas, diminuir impostos.

Política social

Aumentar o número de apartamentos para famílias jovens, a baixo preço, visando principalmente o público ortodoxo. Manter e até mesmo aumentar os incentivos governamentais a famílias com muitos filhos, através de pensões e serviços sociais e de bem-estar.

Territórios e processo de paz

A Terra de Israel foi dada aos judeus pelo criador e será para sempre sua, através do cumprimento da Tora, juntamente com o princípio da halacha de que a vida está acima de tudo. O delicado equilíbrio entre os dois será determinado na prática pelos grandes sábios da Tora. O governo deve promover iniciativas para a determinação de acordos de paz.

Educação

A educação judaica no Estado de Israel, em todas suas instâncias e etapas, deve se basear no estabelecimento da fé em Deus e na Tora. Tal educação será oferecida a todas as crianças de Israel, sem excessões, pois a fé no criador e em seus preceitos é o único fator que unifica todas as tribos de Israel em um único povo. O partido promove a manutenção da ‘rede independente’ de educação, mantida pelo governo, onde não se estuda o currículo base.

Segurança e exército

Contra o alistamento de todas as mulheres, sejam elas ortodoxas ou não. Homens ortodoxos que estudam Tora nas yeshivot (academias rabínicas) também devem ser dispensados do serviço militar, pois o estudo da Tora é a garantia da existência do povo de Israel.

Outras posições

O movimento reformista e o movimento conservador trouxeram um holocausto espiritual ao povo de Israel. Com suas falsidades hereges e a negação da crença fundamental do povo judeu, causaram uma terrível assimilação no povo. Estes dois movimentos põem em perigo a existência física do povo, além de sua aniquilação espiritual. Deve-se fazer todos os esforços para evitar que tenham qualquer controle ou reconhecimento em Israel.

Fontes

Plataforma do partido extraída do site da Knesset
Instituto Israelense de Democracia
Portal walla.co.il

Foto de capa retirada do site: http://www.jdn.co.il/news/179326

Comentários    ( 8 )

8 Responses to “Yahadut HaTora”

Você é humano? *