Yair Lapid ou IKEA?

22/09/2016 | Política; Sociedade

A mais nova sensação do mundo virtual israelense é um teste feito pelo site Playbuzz, onde o leitor tem que decidir se cada uma das 12 frases foi dita por Yair Lapid ou pelo catálogo da IKEA.

A crítica é clara e simples: Yair Lapid, líder do partido centrista Yesh Atid (há um futuro, em hebraico), é um populista, e tudo o que sai de sua boca não passa de frases bonitas, porém rasas e vazias de conteúdo. IKEA, por sua vez, é a gigante moveleira sueca, que massificou o design de móveis, e deu acesso à classe média global a sofás, camas e utensílios de cozinha que não ofendem ninguém com suas linhas simples e tons agradáveis. Semana passada chegou aqui em casa (e na casa de todo mundo em toda Israel!) o último catálogo de produtos da IKEA, oferecendo um estilo de vida glamuroso, baseado em madeira compensada e frases de efeito. E chegou na mesma semana que Lapid visitou a Suécia!! O paralelo com Yair Lapid é inevitável. Será que foi ele quem escreveu o catálogo?

Tentem vocês adivinhar quais frases foram ditas por quem. O resultado está no final deste artigo.

1 – Nós não inovamos apenas para sermos inovadores. Nós inovamos por um futuro melhor. O resultado disto é que às vezes fazemos perguntas não convencionais.

2 – Todos os nossos sonhos e esperanças nós juntamos neste livro.

3 – A definição de “uma boa vida” é “uma vida com significado”.

4 – Há uma coisa com o qual todos nós podemos concordar: tudo que nos importa é, na verdade, estarmos juntos.

5 – Um homem inteligente um dia disse que “nós aprendemos com nossos erros”. Nós acreditamos neste homem.

6 – Nosso objetivo não é complicar, mas sim facilitar; não diminuir a velocidade, mas acelerar.

7 – Do lado de fora de cada casa feita de plástico, pode-se ver um par de sapatos, muitas vezes coberto de lama e empoeirado, digno da longa jornada que fez para chegar até aqui.

8 – A nossa visão é criar uma vida cotidiana melhor para muitas pessoas, o quanto for possível. Este é o nosso “por que”. Esta é uma grande promessa.

9 – Tem uma coisas que nós sabemos sobre o futuro: ele está no futuro. Nós não temos ideia do que acontecerá nele.

10 – Nós precisamos trazer de volta a cortesia, a generosidade, a voltar a falar bonito.

11 – Verifiquem-nos, e vejam que nós trabalhamos para vocês.

12 – Nós temos algumas ideias simples para aplicar na vida real — e não uma fantasia qualquer de uma revista.

Eu acertei 7 das 12 frases, e o teste me disse que “você está bem no meio. O meio é bom. Não é direita nem esquerda. É o meio. Ah, e o Yair manda lembranças”. Junto à frase veio a seguinte imagem, mostrando o quanto Yair Lapid gosta de estar “no meio”.

lap

Respostas:
1 – Catálogo da IKEA
2 – Yair Lapid
3 – Yair Lapid
4 – Catálogo da IKEA
5 – Catálogo da IKEA
6 – Yair Lapid
7 – Catálogo da IKEA
8 – Catálogo da IKEA
9 – Yair Lapid
10 – Yair Lapid
11 – Yair Lapid
12 – Catálogo da IKEA

Já sabendo das respostas, fiz o teste mais 2 vezes, para ver o que dizia quando eu tirava outras notas… Se você foi mal no teste a mensagem diz que “para você o Yair Lapid e a IKEA são a mesma coisa. Verdade. Mas a IKEA não vai bater em você como se bate um shnitzel [frango empanado]”.

shn

Se você foi bem no teste, a mensagem é “Muito bem! Você sabe distinguir um texto eloquente de um móvel com texto [trocadilho em hebraico, טקסט רהוט – רהיט עם טקסט]. Aproveite com um hot dog! [que se vende na loja da IKEA]”.

dog

Os criadores de memes israelenses já entraram na brincadeira, vejam este aqui de Ben Meiri.

meme-lapid